
Atendimento Clínico Psicanalítico de Crianças
É necessário que o Psicanalista de Crianças seja conhecedor dos métodos, teorias e técnicas para o atendimento clínico psicanalítico infantil...
... A Psicanálise é adaptada para o atendimento de crianças uma vez que a criança não conta sua própria história, apenas brinca, desta forma as ferramentas e técnicas desenvolvidas para o atendimento infantil são através do lúdico. O brincar da criança, os desenhos, e as construções feitas no setting terapêutico são interpretados e traduzidos como associação livre, que corresponde a verbalização do adulto. O atendimento infantil conta com a presença dos pais que sinalizam os sintomas da criança e se responsabilizam por traze-la para tratamento. O tratamento analítico infantil abarca as entrevistas iniciais com os pais, o tratamento composto de ferramentas e técnicas, entrevistas de devolução e encaminhamentos a multiprofissionais caso necessário.
A criança tem uma forma peculiar de comunicar seus sofrimentos, é necessário entender a linguagem que a Criança trás no setting terapêutico para captar como ela comunica os seus sofrimentos. Quando a criança está em sofrimento psíquico ela não verbaliza e sim se comporta, sendo assim a criança muda o comportamento, ou seja, torna-se agressiva, chorona, isola-se, regride no desenvolvimento, tem inquietação, irritabilidade, enurese noturna, desobediência, negação etc.
A criança brinca daquilo que ela vive, através do brincar que a criança coloca para fora seus sentimentos, alegrias, angustias e etc., portanto é através do material lúdico que ocorre o atendimento psicanalítico infantil. O Analista traduz o brincar da criança como se fosse a verbalização dos adultos. A criança em seu pouco entendimento e poucas experiências sobre as situações do cotidiano, ela fantasia o seu mundo próprio e muitas vezes essas fantasias causam seu sofrimento e, entender o mundo da criança é fundamental.
A criança sofre do ambiente o qual ela está inserida, da dinâmica familiar, do ambiente escolar, do ambiente o qual ela frequenta e das fantasias que ela faz a respeito do que ela vive. Parece que a criança por não ter responsabilidades, não pagar contas, não trabalhar, não tem motivos para ter sofrimento psíquico, é errôneo pensar assim. A Criança sofre psiquicamente e a psicoterapia é muito importante em diversos casos.