Atendimento Clínico Psicanalítico de Adolescente
A adolescência compreende a idade dos 10 aos 29 anos e é uma fase de grandes transformações na vida do indivíduo...
... tanto físicas quanto psicológicas em virtude de grandes transformações que ocorrem. As transformações físicas são muito acentuadas e o aparecimento dos caracteres sexuais secundários como crescimento de pelos, barba, engrossamento da voz e as primeiras ejaculações nos meninos e o aparecimento da primeira menstruação chamada de “menarca” e o seio nas meninas somam com o crescimento demasiado nessa fase que os tornam desengonçados gerando timidez. A adolescência é a época de rupturas com a infância, com o corpo infantil, com os pais e da construção da nova identidade o que gera muitos conflitos psíquicos e pode ocorrer até o “bullyng” no ambiente escolar e social
Vivemos num tempo de grandes incertezas, indeterminações e muito veloz. É necessário o adolescente romper com o mundo infantil no qual ocorria a total dependência, para ir em busca de sua identidade, imagem, pertencimento, opiniões e novas responsabilidades. Por isso nesse período ele se afasta dos pais e de adultos, e vai fazer parte de uma tribo que entenda suas ideias.
É um período em que os pais de adolescentes, se sentem perdidos, não conseguem compreender seus filhos, suas negações, agressividades, irritabilidades e muitos outros comportamentos. É importante em muitos casos o adolescente fazer tratamento psicoterápico para conseguir lidar com seus sofrimentos para alcançar mais equilíbrio.
O Tratamento psicanalítico do adolescente além de utilizar-se de recursos verbais, conta também com os jogos, brincadeiras e ferramentas tecnológicas dentre outros. O analista se vincula ao adolescente sem julgamentos e sem fazer o papel de mais um adulto o qual ele também precisará romper. A empatia com o adolescente faz com que a escuta de seu sofrimento seja ampliada por parte do analista, desta forma, ocorre o alívio dos sofrimentos.